https://www.youtube.com/watch?v=8x78Ggg7VEA GABRIEL COUTO Paraisópolis é hoje uma cidade que se…
Cristina registra modo de preparar cafés especiais como Patrimônio Cultural
O café é bebida indispensável na tradicional culinária mineira, seja ele adoçado ou sem açúcar, mais forte ou mais fraco, coado ou extraído em máquinas, sozinho ou acompanhado. O café, muitas vezes junto com o queijo, é parte indelével e inseparável do gosto culinário mineiro.
.
O município de Cristina está localizado na porção mineira da Serra da Mantiqueira e se destaca pela sua produção cafeeira, sobretudo, a de cafés especiais que, anualmente, são premiados nacional e internacionalmente em diversos concursos em que os produtores cristinenses se inscrevem.
Os cafés produzidos em Cristina, de alta altitude, são cafés raros e surpreendentes e refletem a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência. Altitude, clima, disponibilidade anual de recursos hídricos, de sombras e de sol na medida certa e o solo favorável beneficiam a produção de cafés especiais na Mantiqueira de Minas, como é o caso particular de Cristina.
.
A equipe técnica da AME Cultura responsável pelo processo de registro foi composta pelas historiadoras Cristiane Magalhães e Jaíne Diniz, pelo Diretor Executivo da AME Cultura Platinny Paiva, além dos profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura que atuaram ativamente em todas as etapas do Processo de Registro.
.
O bem imaterial “Modo de Fazer Cafés Especiais de Cristina / MG” foi aprovado para Registro como Patrimônio Cultural de Cristina na sexta Reunião do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Cristina, realizada no dia 13 de dezembro de 2021.
Este post tem 0 Comentarios