Pule para o conteúdo principal

Encante-se com as belezas naturais e as cachoeiras memoráveis de Bueno Brandão


Criada em 1850, Paróquia é cartão postal | Reginaldo Pupo / Turismo Sul de Minas
Cidade está a 1.500 metros acima do nível do mar | Reginaldo Pupo / Turismo Sul de Minas

Reginaldo Pupo |  @reginaldo_pupo 

 Jéssica Aquino |  @jessicaa_aquinoo

A pequena e pacata Bueno Brandão, cidade encravada na Serra da Mantiqueira, a 1.500 metros acima do nível do mar, é um daqueles lugares encantadores que convidam para um contato direto com a natureza e, principalmente, com muitas cachoeiras, que compõem cenários cinematográficos.

O turismo ecológico e de aventura são seus maiores atrativos. Hospitaleiros, seus moradores recebem os visitantes com um sorriso acolhedor e fraterno.

A cidade, de pouco mais de 13 mil habitantes e a apenas 160km de São Paulo, se destaca por sua gastronomia mineira e contemporânea, unindo a tradicional comida tropeira e doces maravilhosos, aos pratos mais requintados preparados por chefs especializados. Queijos fresquinhos, excelentes vinhos, cachaças e licores, cafés com sabores encorpados, chocolaterias artesanais, tudo produzido na própria cidade, também se destacam no trade gastronômico local pela excelência na qualidade e no carinho com que são preparados.

E ainda se hospedar em hotéis e pousadas que não deixam a desejar, tanto na área urbana quanto na zona rural. No centrinho, ateliês artesanais, barzinhos e restaurantes são uma boa pedida para passeios a pé no fim de tarde.

Igreja Matriz de Bueno Brandão compõe um cenário bucólico e expressa a religiosidade de seus moradores |Jéssica Aquino / Turismo Sul de Minas

Conhecida pelos mais saudosos por “Campo Místico”, um dos quatro nomes que a cidade já teve (os outros foram “Bom Jesus da Pedra Fria” e “das Antas”), Bueno Brandão também atrai os amantes do ciclismo. Muitos desses esportistas saem de outros municípios do Sul de Minas Gerais e de São Paulo para a prática da modalidade.

As estradas de terra em boas condições e o baixo movimento de carros são os chamarizes para os apaixonados pelo pedal.

Religiosidade

O povo de Minas Gerais é conhecido por sua forte religiosidade. E os moradores de Bueno Brandão não poderiam ser diferentes. Restaurada em maio de 2017, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus atrai fiéis não só da cidade, como também de cidades vizinhas.

As instalações deste patrimônio histórico da cidade receberam novas pinturas nas paredes, decorações e ornamentos em seu interior. A igreja também é um dos cartões postais e um atrativo turístico à parte.

Trilhas levam às cachoeiras | Reginaldo Pupo / Turismo Sul de Minas

A história da cidade também é famosa por suas mudanças de nome ao longo de sua fundação, totalizando cinco nomes.

Até hoje alguns moradores se referem pelo nome “Antas” ou pelo neologismo “Zantas”, ou ainda pelo nome Campo Místico.

Há alguns anos, o então prefeito do município realizou um plebiscito, tentando retornar o nome da cidade para Campo Místico.

Mas a população optou por Bueno Brandão, nome do então governador de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, que era um político da vizinha Ouro Fino, cidade da qual Bueno Brandão se emancipou.

SERVIÇO| IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS

Endereço: Rua Bom Jesus, 50 – Centro – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 3463-1180/ (35) 9-9902-5747


Cachoeiras revelam belezas exuberantes

 

Cachoeira da Santa Rita | Reginaldo Pupo / Turismo Sul de Minas

O município de Bueno Brandão é famoso por suas cachoeiras que revelam belezas exuberantes e cenários cinematográficos e cercadas por vales e montanhas que compõem um dos únicos remanescentes da Mata Atlântica.

O lugar é perfeito para quem gosta de passar horas diante da natureza. O destino proporciona momentos incríveis e memoráveis, que certamente ficarão guardados na memória.

Para acessar a maioria das cachoeiras há uma taxa simbólica, entre R$ 5,00 e R$ 10,00, para manter a estrutura básica para receber os visitantes. Algumas são acessíveis por trilhas de fácil acesso.

“Em algumas dessas trilhas há uma demarcação nas árvores que indica que naqueles locais a poluição é zero”, conta Viviane Reis, guia turística local.

Os acessos às cachoeiras são feitos por estradas de terra, mas em boas condições, proporcionando até que carros mais baixos e de baixa potência possam chegar aos lugares.

De acordo com a prefeitura, são 22 cachoeiras catalogadas, das 33 existentes na cidade. A maioria, porém, está localizada no interior de propriedades particulares, por isso a cobrança de taxa de entrada para manutenção das estruturas existentes.

Cachoeira dos Luis

A Cachoeira dos Luis tem cenário de tirar o fôlego! São duas quedas paralelas de 60 metros cada, com grande volume de água. A trilha é de fácil acesso, mas está localizada a cerca de 15km do centro, acessando a Estrada Bueno Brandão/Munhoz, via bairro da Santa Rita/Cachoeira. Duas piscinas naturais permitem um revigorante banho e contato direto com a natureza. É só relaxar, esquecer os problemas e respirar o ar puro, ouvindo o som intenso das duas quedas d´água.

Cachoeira dos Luis tem duas quedas paralelas de 60 metros e cenário de tirar o fôlego! Perfeita para a 3ª Idade, por não ter trilhas| Reginaldo Pupo / Turismo Sul de Minas

A cerca de um quilômetro dali está a Cachoeira da Santa Rita, com 18 metros de queda, também com grande volume e fácil acesso.

Não há trilha para chegar até a queda d´água, o que proporciona que idosos possam contemplá-la sem nenhum problema.

Um pequeno lago formado pela queda d´água e um trecho de areia se transformam em uma “praia” natural no lugar. Está a 16km do centro e também se chega até ela pela Estrada Bueno Brandão/Munhoz.

 




 

Este post tem 0 Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Turismo Sul de Minas.
Editado pela X-Press Comunicação Corporativa
Agência JAF – CNPJ: 30.224.770/0001-89 Todos os direitos reservados
Voltar ao topo
Whats